segunda-feira, 5 de janeiro de 2015

PERIGOS QUE SÃO ENFRENTADOS NO MINISTÉRIO



Estes dias estive estudando sobre o tema acima. Realmente somos atacados diariamente por uma quantidade de situações em que precisamos estar coladinho com o PAI para não cairmos. 
Nas cartas do Apóstolo Paulo a Timóteo lemos algumas recomendações importantes ao seu fiel discípulo. Paulo no capítulo 4: 6 e 7 Paulo  da concelhos sobre vários perigos e cuidados que devemos ter. Em poucas palavras quero expor o que aprendi.

1- PERIGO DE PROFISSIONALISMO :  I Tm 1: 4 a 8 
Precisamos ter um ministério com lágrimas. O choro por almas, por vidas, para que Cristo seja formado. Em seu ministério Paulo usou expressões como "dores de parto", está em Gálatas 4:19, ou, "subjugo meu corpo" em I Coríntios 9:27, para exprimir sua dor para que sua pregação tenha êxito, ou seja , atingir os corações.

2- FÉ FINGIDA: V.6
Preciso crer no que estou pregando. Preciso viver o que prego. O que eu recebo de Deus eu luto para não dar descrédito aquilo que prego. Claro que precisamos pregar a Palavra.

3- PERDER O FOGO DE PROCLAMAR_ V.6 a 8
Preciso proclamar o Reino, ser um anunciante das verdades do Reino. Ser um embaixador nesta terra.

4- FALTA DE LEALDADE:  cap. 1 : 15 a 18
Paulo comenta sobre dois personagens : Fígelo e Hermógenes. eram homens de seu ministério, que ele investiu e quando Paulo precisou deles eles o abandonaram. Precisamos de nos cercar de homens que sejam leiais , que podemos confiar. Pois há pessoas que estão ao seu lado mas não andam, não sofrem, não se alegram, vivem para si mesmos, ou com interesses. Precisamos orar e pedir ao Senhor que nos dê homens comprometidos com a pregação e com sua vida.

5- COMODIDADE I Tm 2: 1 A 13
Estão descritas algumas atitudes que devemos tomar, tais como: Diligência, eficiência, sofrimento, concentração, disciplina, dedicação.

6- FALTA DE INTEGRIDADE 2: 14 A 22
Deus aprova minha conduta?
Tem coisas que te envergonham caso seus irmãos soubessem?
Vive uma vida santa ou praticas iniquidade?
Tens caído em pecados sexuais?
Está limpo de manejar o dinheiro?

Eu preciso a cada dia estar junto do Pai, para poder sempre ser uma testemunha na vida de muitos. Não sou " homem de ferro," sou pecador, mais meu coração quer fazer a vontade do Pai e me encher dEle a cada dia. Vamos meditar e pensar como tem sido nosso ministério.

Anderson Santos

Nenhum comentário:

Postar um comentário