quinta-feira, 26 de março de 2015

COMO HOSPEDAR ?





Queridos e preciosos irmãos, estou pensando em algo que é de utilidade para a igreja . Hospedar pessoas.
Ao longo dos anos recebemos muitas pessoas de várias partes do Brasil e Europa. Aprendi algo em minha vida que tem me edificado. Abrir nossas casas. Para muitos é uma dificuldade , pois vai mudar a rotina e não querem esta responsabilidade.  Lendo a Bíblia encontramos textos que nos animam em cumprir este serviço aos santos. A Bíblia diz:
Hebreus 13:2


Não vos esqueçais da hospitalidade, porque por ela alguns, não o sabendo, hospedaram anjos.


Atos 21:16

E foram também conosco alguns discípulos de Cesaréia, levando consigo um certo Mnasom, cíprio, discípulo antigo, com quem havíamos de hospedar-nos

Romanos 12:13
Comunicai com os santos nas suas necessidades, segui a hospitalidade;

E tem mais textos.
Para quem quer praticar esse gesto de amor e serviço segue umas dicas para quem vai receber irmãos em vossa casa, e pense que um dia você vai receber pessoas que não conhecem o Senhor e sua atitude de receber pode contribuir para impactar aqueles que precisam de amor neste gesto.

A finalidade no Hospedar...

1 – Com amor
2 – Dar o melhor
3 – Não fazer acepção de pessoas
4- Sem murmuração
5- Preparar a mesa do café, para quando os irmãos acordarem encontrar a mesa posta de forma                      arrumada e organizada
6 – Não é necessário luxo, mais ser caprichoso
7 – Se for casal, ceder a melhor cama, mesmo que seja a sua, preparar roupas de cama limpas, toalhas de banho, uma lembrança carinhosa se possível, e deixar no quarto, de preferência em cima da cama e também um bilhete de boas vindas (Chocolate, bala, jarro de flor, lembrança da cidade, etc...).
8 – Sempre servir o almoço e jantar nos horários combinados, e estar preparado para os inconvenientes, como, chegar atrasado ou fora do horário, pois as visitas não podem se sentir constrangidas.
9- Arrumar a mesa de forma também organizada, não precisa luxo, mais organização.
10 – Fazer a comida da melhor forma, ainda que seja simples, demonstrando prazer em fazer
11 – Ficar atento aos passeios, organizar turismo dentro do possível, se não houver uma direção da igreja.
12 – As pessoas tem que se sentir como se fosse da família
13 – Normalmente recebemos pessoas que tem hábitos diferentes, perguntar sempre se: precisa de algo? 
14 – Não se preocupar o que vai dar, e sim o amor de servir, mesmo sendo limitado, e não fique perguntado a você: não tenho isso, não tenho aquilo, não tenho condições, pois o que vale é a sua disposição de coração.
15- se a pessoa ou pessoas vem no verão ou inverno, é importante você ceder o ventilador ou aquecedor para as visitas.(lembre-se, dê o melhor), salvo situações extremas..doenças, etc...
16 – Os seus filhos precisam ser ensinados a hospedar também, pois precisam entrar no clima.
17 – Toda sua família tem que estar envolvida em servir.
18 – Quando as pessoas vierem de férias, você não se preocupe em pagar as despesas quando sair, cada um cuida da sua, somente se você tiver condições em alguns casos você abençoa.
19 – Sempre que for sair evitar de levar a sua família toda para que você nem suas visitas tenham mais despesas.
20-  IMPORTANTE: Se caso em sua casa vai ter hóspedes por muito tempo , ou seja , mais de 15 dias e vai ter mais pessoas em sua casa, não é mal você e sua esposa ficarem no seu quarto que tenha Suite,  "quarto de banho", "casa de banho", banheiro. Pois você libera o banheiro social para os hóspedes e a Suite fica reservada aos seus familiares . 

PARA QUEM VAI SE HOSPEDAR :
Quem vai se hospedar em casa , é importante lembrar que não é um hotel , mas vai estar desfrutando de comunhão com irmãos e amigos.
 Se você vai ficar em hotel , claro que você vai ter despesas com café da manhã e almoço em alguns casos, com o pernoite ou os dias que você vai ficar hospedado. Tem um custo.
Na casa de amigo ou irmão, parente tem que ficar "ligado", pois tem despesas lá também como água, luz, gás, almoço, janta, alimentação no geral, e precisa também se preparar para dar uma ajuda na casa pois não podemos ser pesado para quem nos hospeda com este carinho e amor. 
Ficar na casa de alguém não quer dizer que vamos poupar gastos com hotel , etc.. E vamos então gastar da pessoa que está nos recebendo, e nisso não existe a lei da "vantagem", precisamos ser gratos também nesta área. E importante que não se trata de uma atitude comercial, mas uma forma de HONRAR quem nos recebe. E quem hospeda também não pode ficar na expectativa de receber algo, pois aí deixamos de lado o amor e serviço. Tem que ser algo natural de ambas as partes. 


TUDO ISSO SERÁ POSSÍVEL SE FIZERMOS COM AMOR E CARINHO...
O OUTRO É SUPERIOR A NÓS...
AINDA QUE SEJA UMA CRIANÇA...
TODA FAMÍLIA DEVE ESTAR ENVOLVIDA E ENSINADA A SERVIR E DAR O MELHOR...

Anderson Santos

5 comentários:

  1. Legal Anderson! Aqui em Guarapari temos tido o privilégio de receber vários irmãos e é sempre bênção!!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ei Imá tudo bom ?
      BEnção, fiz este publicação para ajudar aos irmãos em geral e também como referência aqui em Portugal. Tem sido de grande utilidade.
      Bj na família !

      Excluir
  2. querido Pastor Anderson, muito me edificou, estarei hospedando agora para o casamento da Vivi e já sentia tudo isso em meu coração, é mesmo uma alegria enorme no Senhor estar nos proporcionando servir.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Tatiana, que bom que você gostou. Sua casa vai ser muito edificada. Pois o serviço é uma marca que traz marcas as pessoas. Depois me conta como foi !

      Excluir
  3. Maravilhoso post, sempre hospedo em nossa casa e o Senhor tem sido muito fiel pois no nosso coração sempre há o desejo de fazermos como quem faz para Cristo e damos o nosso melhor!
    Sempre aprendendo a servir!

    ResponderExcluir