domingo, 27 de setembro de 2015

ESTAR NO CORPO

ESTAR UNIDO AO CORPO DE CRISTO EM UMA COMUNIDADE DEFINIDA 



At 2.41-47

“Então os que receberam a sua palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas. E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações... Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração, louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos”.

Nos dias de hoje com a quantidade de maus testemunhos de grupos e "irmãos", muitos se afastam ou não querem viver em comunidade, por frustração, ou sentimento de exclusão (carência) que é demonstrada na rejeição a pessoas de onde conviveu, não se adaptar por ser exclusivista ou por querer posição , orgulho de não querer se submeter a alguém, ou por ter conhecimento demais não considera o outro superior ou por não conseguir caminhar em grupo, enfim, muitos motivos e alguns deles até com coração sincero , mas eu tenho certeza de que Jesus nos criou para andar junto, aprender a se submeter, ser ensinado . Existe uma corrente de pessoas decepcionadas e machucadas que inventaram um ensino bíblico que exclui totalmente o governo na congregação, dando um tom anarquista  que está se alastrando. Uma forma de aprender a se submeter é estar debaixo de autoridade e não adiantar espiritualizar e dizer que "me submeto a Cristo", pois se não consegue se submeter a autoridades terrenas, como vai então demonstrar sujeição a Deus ? 
Estamos revendo estudo sobre "discipulado", e resolvi publicar esta parte do estudo no qual eu creio. Alguém me disse que se submete a qualquer um, outro me disse que quer ficar livre de domínio de alguma autoridade, claro uma desculpa para não se submeter e deixar ser tocado. Outro me disse que não precisa de se sujeitar , indo de encontro a instrução bíblia. Estes escritos pode ajudar e falar com você.
 Curtam comigo.

Cada discípulo para a formação de seu caráter necessita:

-    Estar integrado e unido a um grupo definido: Para ser amado, conhecido, ensinado, animado, sustentado, protegido, orientado, moderado, encorajado, aconselhado, instruído, corregido, repreendido e, se for necessário, disciplinado. Ali, cada discípulo, ao ser conhecido e amado, pode ser ajudado, especialmente pelos irmãos que os presidem no Senhor .
E rogamo-vos, irmãos, que reconheçais os que trabalham entre vós e que presidem sobre vós no Senhor, e vos admoestam;
E que os tenhais em grande estima e amor, por causa da sua obra. Tende paz entre vós.
Rogamo-vos, também, irmãos, que admoesteis os desordeiros, consoleis os de pouco ânimo, sustenteis os fracos, e sejais pacientes para com todos.
1 Tessalonicenses 5:12-14

Dentro do que estamos vivendo e diate de algumas experiências, vemos o quanto existem pessoas que não querem ser admoestados, pois sua vida em "milindres" são tão "fortes" que se magoam muito facilmente, e em outros casos , as pessoas estão tão cheias de orgulhos que não querem ser tocadas, para não se expôr . No discipulado se descobre o caráter, e atitudes de coração no qual alguns não estão dispostos a serem tratados. Muitos vivem de "galho em galho" para não se deixar descobrir. Alguns parecem tão espirituais, que quando se descobre  o coração, saem para não serem corrigidos e admoestados, pois o ser humano é falho, e precisa ser ajudado. Eu sou um deles, que preciso da ajuda dos irmãos para crescer. 

-    Ser discipulado em forma grupal e pessoal: O discípulo necessita estar relacionado com seu discipulador (cooperador) de um modo firme e definido. Necessita receber ensino progressivo para sua formação; ser sincero e transparente para expor suas falhas de caráter, a fim de ser ajudado em oração e conselho. E deve estar sujeito ao ensino e a correção fraternal.     
 -    Receber o ministério dos apóstolos, profetas, evangelistas e pastores-mestres: Eles são postos no corpo de Cristo para aperfeiçoar (“Katartismos”) aos santos para a obra do ministério. (Katartismos vem do verbo “katartizo” que significa: capacitar, preparar, formar, relacionar, equipar) .
E ele mesmo deu uns para apóstolos, e outros para profetas, e outros para evangelistas, e outros para pastores e doutores,
Querendo o aperfeiçoamento dos santos, para a obra do ministério, para edificação do corpo de Cristo;
Efésios 4:11,12
 -    Funcionar na edificação do corpo de Cristo e na extensão do Reino: Como membro do corpo é fundamental funcionar, servir, ocupar-se ativamente na obra do Senhor, (Ef 4.16): Evangelização, discipulado, pregação, serviço, intercessão, dons do Espírito, boas obras, visitação, missões, etc. O membro que trabalha, serve, ama, ensina, prega, ora, visita e se ocupa de outros, cresce; e ajuda aos demais também a crescer. 
Então deixamos um conselho : 
Ore, ore e busque um local para estar junto, não olhe os homens, mais o Jesus que está nele, e Deus vai falar.
Para ajudar neste conselho é de suma importância que procure um lugar onde Jesus é Pregado, seus ensinos e práticas. Igreja não é lugar de realizar desejos e sim transformar caráter para sermos semelhantes a Jesus.

Extraído do estudo , Formação do caráter do discípulo(Jorge Himitian). Adaptado por Anderson Santos





Nenhum comentário:

Postar um comentário