segunda-feira, 30 de maio de 2016

A CEIA E JUDAS


Esta semana estive refletindo em algo que chamou a atenção sobre a Ceia .
Em:
 Em verdade vos digo que não beberei mais do fruto da vide, até àquele dia em que o beber, novo, no reino de Deus.(Marcos 14:25)
"Fruto da vide", em outras traduções está "fruto da videira". E neste início de reflexão quero escrever sobre o processo de preparar a videira e ou plantar a videira. Mas vamos olhar  e imaginar Deus como sendo o que planta. 
O VINHO E SEU PROCESSO:
- Período de repouso 
Ocorre de Abril a Julho - Enxerto, hibernação, plantio, adubação e poda das folhas secas. Os galhos mais frágeis são retirados de modoa permitir a circulação da seiva nos galhos frondosos diminuindo a produtividade e aumentando a qualidade da uva em formação.
- Período do crescimento
Ocorre de Agosto a Dezembro - Durante este período fas- ce a capina e a poda verde, acontece o abatimento das folhas , a flração, a produção e a circulação da seiva)quando se corta um galho a seiva escorre e este processo é chamado de choro da videira po LACRIMA VITIS).
- Período da laboração
Ocorre de Dezembro a Março - Formação e amadurecimento dos frutos e queda das folhas, colheita e produção do vinho. 
(extraído ).
Eu vejo Deus sendo o fabricante da videira que vai dar o fruto que é Jesus. Este fruto vai ser pisado, moído até se tornar um bom vinho. 
Há um processo de Choro. Como que Deus chora pelo sofrimento do Filho ( a seiva) . 
Bem é por causa deste fruto que tomamos a ceia. Para lembrar de Seu sofrimento até que ELE venha.
Em  Mateus 26:29 e Lucas 22:18 também falam do fruto da Videira.
A celebração da ceia tem uma importância para os discípulos , e precisamos ter temor por este momento. No momento em que Jesus celebrava a ceia com seus discípulos sabemos que os 12 estavam juntos, e Judas estava com eles. Estes homens andavam com Jesus e Jesus desejou passar este tempo com eles (Lucas 22:15). 
Quando Jesus disse que um deles iria trai-lo Judas se manifestou dizendo: Não sou eu senhor. 
E Jesus respondeu: Es tu Judas.
(Mateus 26:25)
Judas queria aparecer como o "bom da fita". Mas nada fica escondido diante de Cristo, como diz em João 2:25, Jesus sabe o que vai no coração do homem. Podemos esconder muitas coisas dos homens, mas de Cristo nunca. E diante desta reflexão fui levado a 1 Coríntios 11:25 onde fala-se da celebração da ceia. Do versículo 27 a 30 tem algumas lições:
 v-27 fala INDIGNO  para não pecar contra o corpo e Sangue. Pois não podemos ter um coração semelhante ao de Judas se mostrando aos outros que está tudo bem e na verdade vivemos uma capa, Jesus sabe o que vai no nosso coração. (Corpo de Cristo é a IGREJA)
v-28 fala de EXAMINAR, pois precisamos sondar nossos corações para não se parecer como Judas. Acho que estou bem, mas na verdade estou participando sem diguinidade .
v- 29 fala de CONSCIÊNCIA  e CONDENAÇÃO . Como somos afetados se não temos consciência de Corpo. Por causa disso somos condenados. 
v - 30 fala de FRACOS que DORMEM. Por causa de nossa consciência cauterizada pelo pecado ficamos fracos e doentes . Já não nos importamos e perdemos o tempo por causa da prática do pecado. 
A palavra também fala em João 13: 10 e 11 sobre ser limpo. Para ter parte com Cristo precisamos estar limpos pela prática da confissão e arrependimento. E jesus disse neste texto de João 13 que um deles não estava limpo, Judas. O quanto precisamos ser transparentes e movidos pelo temos a Deus para não sermos Judas no meio do Corpo . Por ser Corpo precisamos honrar o Corpo. 
Vamos passar adiante esta palavra para que não venhamos a perder o TEMOR a Deus. 
Anderson Santos




Nenhum comentário:

Postar um comentário